Afonso Costa e Pedro Fraga apuraram o remo português para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, ao terminarem em segundo lugar na final de double scull ligeiro da prova de qualificação europeia, que se disputou em Varese, Itália.
A dupla portuguesa completou os 2.000 metros da regata em 6.24,97 minutos, sendo apenas batida pelos ucranianos Igor Khmara e Stanislav Kovalov, que terminaram a prova com o tempo de 6.23,70 e também conquistaram o apuramento para os Jogos Olímpicos, reservado aos dois primeiros classificados.
“Esta prova tem um significado especial, foi uma época difícil, mas é o culminar do trabalho, do espírito de grupo, não só meu e do Afonso, mas de toda a estrutura. Sentimo-nos realizados, por termos conseguido dar isto à equipa”, sublinha Pedro Fraga.
Aos 25 anos, Afonso Costa vai estrear-se em jogos olímpicos, depois do empenho na qualificação: “O único segredo é o trabalho. Nós trabalhámos, estamos de consciência tranquila e muito orgulhosos por irmos a Tóquio”, destacou o remador português.
O Presidente da Federação Portuguesa de Remo congratula-se com o feito. “Os atletas estavam focados e confiantes. Tudo correu muito bem. Foi o culminar natural de um processo que sabíamos que tinha sido bem feito. Os atletas executaram muito bem tudo o que estava previsto”, sublinha Luís Ahrens Teixeira.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio2020, que foram adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19, vão realizar-se na capital japonesa entre 23 de julho e 8 de agosto.